Área Restrita
Pro Contabil
  • Assessoria Empresarial
    Assessoria Empresarial
    Serviços de assessoria empresarial nas áreas societária, tributária, trabalhista, previdenciária visando a redução do impacto dos tributos no custo da construção(...)
    Continue Lendo
  • Contabilidade
    Contabilidade
    Consultoria e execução de contabilidade de acordo com as normas e princípios contábeis para as empresas optantes pelo lucro real, presumido, simples nacional, imunes e isentas.
    Continue Lendo
  • Due Diligence
    Due Diligence
    Diligências em empreendimentos imobiliários (Due Diligence) A PROCONTABIL, oferece também a análise de contingências passivas em obras e empreendimentos imobiliários. (...)
    Continue Lendo
  • Imóveis e Incorporação
    Imóveis e Incorporação
    Consultoria e execução de contabilidade específica para a construção civil e atividade imobiliária de acordo com as normas e princípios contábeis ou com opção de registro de custo orçado para empresas optantes pelo lucro real ou presumido.(...)
    Continue Lendo
Twitter
Facebook
Linkedin
Orkut
Siga-nos em nossas redes sociais

OBRIGATORIEDADE DA ESCRITURAÇÃO CONTABIL.

Por que a contabilidade é obrigatória nas empresas?

Desde que entrou em vigor o novo Código Civil brasileiro, em 2003, todos os empresários independente do porte de suas organizações são obrigados a seguir um sistema de contábil atendendo às Normas Brasileiras de Contabilidade. Isso, além das demais resoluções voltadas para a apresentação anual do seu Balanço Patrimonial, conforme prevê o artigo 1.179. O que chama a atenção dos profissionais das áreas de economia e contábeis, que auxiliam as organizações nessa tarefa, é a falta de atenção com tais obrigações.

Ainda, os artigos 1.180 e 1.181 determinam a obrigatoriedade da autenticação do Livro Diário no órgão de registro competente. Neste documento são lançadas uma a uma e com clareza e dentro das normas técnicas exigidas todas as operações relativas ao exercício anual da empresa. É neste chamado Livro Diário que o Balanço Patrimonial em conjunto com as demais demonstrações contábeis são devidamente apresentados e firmados pelo empresário e pelo responsável pela Contabilidade.

O novo Código Civil é claro, não deixa dúvidas sobre a obrigatoriedade das sociedades empresárias em manterem uma escrituração contábil regular, especialmente quanto à prestação de contas, resultados e balanço patrimonial, cuja ata deve atender o artigo 1.075 para depois ser arquivada e averbada na Junta Comercial.

A escrituração contábil é necessária à empresa de qualquer porte como principal instrumento de defesa, controle e preservação do patrimônio. O mercado está cada vez mais competitivo, portanto não se pode abrir mão de uma ferramenta tão importante, pois é por meio da escrituração contábil e suas demonstrações, que verificamos a situação econômico-financeira da empresa, bem elaborada, oferece informações ao empresário para a tomada de decisões. Somente ela oferece os dados formais e científicos que permitem projetar investimentos, reduzir custos e outros atos gerenciais, sob pena de se pôr em risco o patrimônio da empresa.


Uma empresa sem Contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de planejamento de seu crescimento. Está em risco, favorecendo complicações futuras em casos de falência, demandas trabalhistas e separação de sociedade.


O profissional Contábil não pode ser conivente com o cliente ou induzi-lo à dispensa da escrituração contábil. Essa indução poderá ocasionar prejuízos ao cliente que ultrapassam as multas. Da mesma forma, a Demonstração Contábil organizada sem o suporte de um especialista com registro profissional é demonstração falsa e criminosa, passível de punição pelo Conselho Regional de Contabilidade e pela Justiça.

 

Cotia-SP, 02 de janeiro de 2011.
 

RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.